Desde o ano passado, o metaverso está causando um verdadeiro burburinho em todo o mundo. Nos sites de buscas, o seguinte termo “O que é metaverso e como funciona?” já registra aumentos repentinos na busca e no interesse das pessoas.
Mas o que está por trás disso tudo? Para se ter uma ideia do quanto o tema ainda provoca dúvidas, lá no Google Trends, entre as cinco buscas mais relacionadas estão: “metaverso”, “como eu entro”, “comprar metaverso” e “o que é metaverso”.
E hoje, vamos falar muito sobre isso para te ajudar a entender esta novidade e desmistificar o que vemos nas redes sociais sobre o tema, e também para evitar cair em golpes. Ou seja vamos esclarecer o que é mito e que é verdade sobre esse assunto.
O Metaverso Já existe?
Mito. O metaverso é ainda uma promessa, ou seja, ainda não existe de fato, para ser realidade ainda precisamos avançar em diferentes camadas de tecnologia, como infraestrutura, interface humana, computação espacial, para não falar de todas as outras.
O que as pessoas estão precocemente identificando de metaverso são jogos como Fortnite e Minecraft, por exemplo, que estão mais próximos de possibilidades de experiências e podem acontecer nessa versão do que o metaverso em si. Ou seja, certamente é muito importante ter isso em mente. A explicação dada é de Mario Rosa, profissional especialista em inovação e estudioso sobre o assunto.
Veja Também: Além das Fronteiras Reais: Desvendando o Metaverso
É possível entrar no metaverso?
Também mito. Ainda não existe e não tem nenhum espaço de login ou plataforma para esse novo universo. O metaverso não será necessariamente um lugar diferente, mas uma nova forma de viver a vida, sem barreiras entre o que é real e o que é virtual.
Então, com os óculos com lentes e dispositivos que ainda não usamos hoje, podemos vivenciar experiências realmente phygitals, que são aquelas que unem o que é físico com o que é digital.
O metaverso ainda não tem uma data para acontecer? Verdade. Mais de uma centena de grandes empresas estão envolvidas na construção dele, mas ainda existe um caminho longo até que seja possível ter uma infraestrutura apropriada para o seu pleno desenvolvimento. Por isso, ainda não existe um prazo determinado para que realmente a gente fala assim “tem aqui esse metaverso para gente entrar”. Então, nos próximos anos, teremos o desenvolvimento de muitos experimentos de diferentes tecnologias que vão compor como campeonatos desse universo.
Veja Também: Blockchain: O que é e Como Funciona
NFT e metaverso estão conectados?
Sim, estão. É uma verdade. O metaverso pode ser entendido como uma camada de experiência da web 3.0. Que é o que o pessoal que está falando do avanço da web que a gente conhece hoje, na qual a descentralização é um dos pilares do desenvolvimento, graças ao blockchain, tecnologia básica dos NFTs.
NFTs são esses ativos que vão ser trocados entre pessoas ali nesses ambientes. Então é tudo que você pode comprar e vender ali dentro. Já tem gente fazendo isso em outros canais e outros sites de ativos digitais, como artes, como as imagens, vídeos, etc. Então, isso é o NFT e blockchain é a infraestrutura que vai descentralizar tudo isso, que vai fazer com que tudo tenha um respaldo tecnológico e que você consiga controlar esse ativo através de um token.
Já é possível comprar um terreno nesse mundo?
Mito, mas com uma pontinha de verdade. O que vemos à venda não são terrenos no metaverso propriamente dito, pois eles ainda não existem. O que é possível adquirir são terrenos em universos digitais, como, por exemplo, o The Sandbox ou Decentraland, que são ambientes que já estão chamando de metaverso, mas são ambientes em que as pessoas já estão comprando ali os seus terreninhos. Esse certificado de propriedade são os NFTs. Se esse universo fará parte do metaverso, a gente ainda não sabe, mas são os primeiros testes de uma grande promessa.
BULLY APK
[…] Veja Também: Mitos e Verdades sobre Meta Verso […]