Blockchain: O que é e Como Funciona

Bom hoje falaremos como o blockchain surgiu e como funcionam na prática. Então para entendermos um pouco o funcionamento do blockchain. Eu quero que você entenda como ele surgiu e o que ele é de fato. Uma das coisas que muitas pessoas confundem é o Bitcoin com o próprio blockchain.

Elas acabam acreditando que é a mesma coisa, seja por falta de conhecimento ou por acreditarem realmente que é a mesma coisa. E uma das coisas nas quais o Bitcoin realmente funciona, o motivo pelo qual ele é uma criptomoeda disruptiva, é por conta do blockchain.

Ele surgiu junto com o Bitcoin. Por isso, existe essa confusão em achar que é a mesma coisa. Mas o que é de fato? Blockchain foi um termo dado a um conjunto de tecnologias que juntas formaram então o blockchain. Então não é uma única tecnologia, mas sim diversas tecnologias que juntas fazem com que o blockchain tenha surgido.

Antes do Bitcoin existir outras tentativas de criptomoedas fracassaram, principalmente por não terem um consenso em como funcionar. Então, o blockchain, como usamos hoje, é um conjunto de tecnologias, e aqui, podemos falar sobre criptografia de hash, prova de trabalho e diversas outras tecnologias que estão ali dentro, que juntas formaram o blockchain.

Para que Serve o Blockchain?

Agora, vamos ao que é de fato um blockchain e para que serve. O blockchain na verdade, é como se fosse um grande livro de registro. Ele armazena todas as transações e tudo o que acontece dentro do Bitcoin. Aqui, estou falando especificamente do blockchain do Bitcoin. Depois do Bitcoin, vieram outras, mas não vamos entrar nesses detalhes. Vamos nos concentrar no Bitcoin para facilitar o entendimento de todos.

Então, o blockchain serve como um grande livro de registro de todas as transações e tudo o que acontece no Bitcoin. Ele é registrado e armazenado ao redor do mundo em computadores. Quando falar em “ao redor do mundo” e “computadores”, para tentar tornar isso mais claro para você, seria como os grandes bancos. Quando fazemos uma transação, ela é registrada nos servidores, e esses servidores normalmente ficam em prédios específicos, pois contêm todos os dados. No caso do Bitcoin, devido à sua natureza descentralizada e distribuída, esses servidores não ficam em um único lugar. Eles estão incorporados pelo mundo, e cada pessoa que tem um desses servidores, chamados de computadores de mineração, tem uma cópia desse blockchain.

Como é feito o Controle dos Bitcoins na Blockchain?

Dentro do blockchain, armazenamos o número de transações, quanto cada carteira tem de saldo. Nós também identificamos qual carteira tem mais Bitcoin e qual tem menos, por ser descentralizado e distribuído.

Todas essas informações são públicas. Agora, vamos ver um pouco mais na prática como um bloco realmente funciona e o que é armazenado nele, e como ele mantém esse registro. Um bloco é como uma grande caixa de sapatos onde todas as transações são colocadas nela, e em algum momento, essa caixa é verificada. Isso é o que o blockchain faz.

Quando se fala em mineração, é o processo de verificar se as informações dentro desses blocos são verdadeiras ou não. Uma vez verificado, é gerado um hash, um número de autenticação que diz se está certo ou errado e que aquele código específico é daquele bloco em questão.

E é por isso que se chama de “cadeia de blocos”, pois vamos para o segundo bloco. Esse segundo bloco conterá informações como data e outras informações. Uma informação importante para garantir a sequência cronológica de todos os blocos é o “hash number”, que é o número do bloco anterior. Esses blocos são criados de forma cronológica.

Veja Também: Tendências tecnológicas que Moldarão as Próximas Décadas

Todas as Transações são registradas

Isso permite que se possa rastrear todos os blocos dentro do blockchain e também visualizar todas as transações. É por isso que é público, e você consegue visualizar o que está dentro desse ecossistema. Todas as transações e tudo o que aconteceu anteriormente estão registradas e não podem ser alteradas. É a imutabilidade do blockchain que o torna tão seguro.

Imagine que se você quisesse mudar uma transação no bloco 2, você teria que mudar todos os blocos subsequentes. Isso acontece devido ao processo de criptografia de hash, que verifica se os dados são verdadeiros ou não. E por conta disso, o blockchain é tão seguro.

Então, o blockchain surgiu com o Bitcoin, mas não é o Bitcoin. Existem outras variações de blockchain, cada uma com suas propriedades e características específicas. Formas diferentes de verificação, de prova de trabalho, forma de mineração. Baixar JOGO

E isso existe com algumas diferenças, mas é importante saber que é uma tecnologia composta de várias outras tecnologias, com características bem específicas. É por isso que ele funciona por tanto tempo, e é por isso que é seguro, devido à cadeia de blocos. Espero que você tenha entendido um pouco mais sobre isso.

HOLLOW KNIGHT+DLC AQUI

CHIKKI PARA O ANDROID 10 ou Abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *