A tecnologia já mudou a forma como a gente faz muitas coisas na vida: como a gente produz, como a gente consome, interage, até mesmo como a gente acessa nossa cidadania. Agora, é a vez da tecnologia mudar a forma como a gente aprende e ensina.
Se antes a gente educava os alunos para usar a tecnologia, hoje a gente usa a tecnologia para educar os alunos. E assim, a gente consegue seguir na superação de três grandes desafios da educação brasileira. O primeiro deles é a equidade: com tecnologia, a gente consegue ampliar o acesso dos alunos, não importa se eles estão em regiões independentes ou geograficamente dispersos. Assim, eles podem ter acesso a recursos de qualidade, desde aulas a jogos e plataformas.
Também com a tecnologia, a gente consegue personalizar melhor a educação, fazendo com que cada um possa encontrar sua melhor maneira de aprender. Algumas plataformas já conseguem avaliar em tempo real o que cada aluno aprendeu, suas necessidades e com que recursos eles aprendem melhor. Assim, é possível garantir que cada aluno siga no seu ritmo, a partir dos seus interesses e perfil de aprendizagem.
Benefícios de usar a Tecnologia nas Escolas
Outro desafio que as tecnologias ajudam a gente a superar é o da qualidade. Oferecendo recursos digitais cada vez mais diversificados, interativos e dinâmicos, que realmente ajudam o aluno a entender e praticar o conhecimento. Isso também apoia o professor, oferecendo a ele a oportunidade de criar novas estratégias pedagógicas e faz com que a educação esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, com cada vez mais autonomia para o aluno.
O terceiro desafio é o da contemporaneidade. As tecnologias aproximam a educação do universo dos alunos do século 21, também ajudando a prepará-los para a vida presente e futura, cada vez mais mediada por recursos tecnológicos. Mas é preciso ter cuidado, porque a tecnologia não vai resolver todos os problemas. É preciso mesclar atividades online com atividades offline, no que se convencionou chamar de ensino híbrido.
Então, o professor vai criar estratégias pedagógicas em que alguns alunos estão usando jogos, plataformas, outros estão experimentando em projetos, fazendo trabalho em grupos, e ainda outros envolvendo essa mistura. É essa combinação que vai garantir a qualidade e seguir a educação. Também é preciso evitar o risco de apenas digitalizar os processos tradicionais de educação, simplesmente substituindo a lousa pela lousa digital, o livro pelo livro digital, ou mesmo a aula convencional por uma vídeo aula. (Fonte: Canal Porvir)
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A Tecnologia Substitui o professor?
Longe disso, ao contrário, ela empodera os cuidadores. Algumas atividades mecânicas e repetitivas, como correção de exercícios e transmissão de conteúdo, podem ser feitas pelas máquinas, enquanto o professor tem mais tempo para planejar sua aula, ser um mediador da aprendizagem, um provocador, um curador de conteúdos, um designer da aprendizagem.
É preciso também evitar os efeitos nocivos do uso da tecnologia na educação, como a dispersão e até mesmo aumento da desigualdade se a gente garantir acesso a esses recursos apenas para uma parcela dos estudantes brasileiros. Mas para que tudo isso aconteça, é preciso garantir algumas condições imprescindíveis: conectividade à internet veloz e estável, rede lógica dentro da escola, equipamentos móveis e uso transparente da tecnologia.
Além disso, é importante que o professor seja capacitado no uso desses recursos, para que possa ir se familiarizando e entendendo as possibilidades que tem à disposição. Certamente com referências de como usá-las na prática. A formação em ferramentas qualificadas é fundamental. A comunidade de troca também é essencial, onde os educadores podem intercambiar conhecimentos com outros colegas.
Por fim, é importantíssimo mobilizar a sociedade brasileira para que utilize esses recursos com cada vez mais propósito e da melhor forma possível. Isso garantirá uma educação de qualidade para todos os brasileiros. Os preparando para a vida e assegurando que possam aprender ao longo de toda a sua existência.